quinta-feira, 11 de abril de 2013

PROJETO: CONSCIENTIZAÇÃO
Agentes de saude mirins- Ensino fundamental I



CRIANÇADA não deixem de assistir :



                                      Dengue é coisa séria!



* As aulas estão sendo  um sucesso!

* Fizemos um mural / conscientização para escola.
*Trabalhamos panfletos com informações ao combate a dengue e entregamos aos alunos e companheiros..
* Estamos mobilizados  e faremos a nossa  parte para ajudar nesta tarefa que é de todos!

No dia 11 de abril a turma do 5º ano A- fez uma ronda pela escola a procura de possíveis focos da Dengue!
Foi feito um relatório e entregue ao  educador Reis. Ele foi convidado a visitar nossa sala e contar quais seriam os procedimentos emergenciais a serem tomados.

Dia 18 de abril fizemos nossa segunda ronda e ficamos felizes! 
Além de todos possíveis focos terem sido exterminados pelos funcionários da escola não encontramos mas nenhum criadouro...
Bom demais!!!!

                                 SAIBA MAIS E FIQUE POR DENTRO:

Utilidade pública no blog mais uma vez. Hoje, a matéria está maior do que o normal, mas vale a pena ler.
Todos sabemos que no período do verão deve-se ter muito cuidado com a dengue. É nessa época que a doença costuma se manifestar com mais intensidade.
DENGUE 05
A oferta de água parada e limpa é considerada um ponto chave para a proliferação do mosquito transmissor da doença, e consequentemente da própria doença. Várias são as campanhas informativas veiculadas na TV, rádio, mídias impressas e digitais para que nessa época não aconteça um surto de contaminação do vírus, porém, há muitos detalhes que as pessoas desconhecem, inclusive perigos que deveriam dar a exata noção do que a doença pode causar em alguém.
DENGUE 03
Começando pelo inseto mais detestável de todos os tempos. O mosquito. Ok, as baratas também são muito detestadas, mas vamos pender para o lado que a matéria quer, né! rs Não é só o aedes aegypti que é capaz de portar o vírus da dengue, há uma segunda espécie com nome bem semelhante: o aedes albopictus. Beleza, só o primeiro nome é bem semelhante.
Eles costumam agir durante o dia e a noite, e são as fêmeas que carregam o vírus na saliva depois de contrair o mesmo de um ser humano. São esses bichinhos nada fofos que precisam ser combatidos se quisermos acabar com a dengue. Que aliás, possui quatro variações, e cada uma delas só pode ser contraída uma vez.
DENGUE 06
Os sintomas são os mesmos para cada um deles, mas existe uma complicação da doença que pode levar a morte. A chamada Dengue Hemorrágica causa sangramentos e choque em vários órgãos e quem apresenta esse quadro deve procurar um médico e nunca descartar este procedimento. Outras doenças podem apresentar os mesmos sintomas e ser confundidas. É o caso da febre amarela e da malária.
Segundo o site "dengue.org.br" os sintomas convencionais da dengue são:
  • Febre alta com início súbito.
  • Forte dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
  • Perda do paladar e apetite.
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
  • Náuseas e vômitos·
  • Tonturas.
  • Extremo cansaço.
  • Moleza e dor no corpo.
  • Muitas dores nos ossos e articulações.
Agora, veja a diferença nos sintomas da dengue hemorrágica:
  • Dores abdominais fortes e contínuas.
  • Vômitos persistentes.
  • Pele pálida, fria e úmida.
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
  • Manchas vermelhas na pele.
  • Sonolência, agitação e confusão mental.
  • Sede excessiva e boca seca.
  • Pulso rápido e fraco.
  • Dificuldade respiratória.
  • Perda de consciência.
DENGUE 04
Para evitar a doença e contribuir para a diminuição das chances de uma epidemia, siga algumas rotinas como não deixar acumular água em latas, pneus velhos ou qualquer tipo de embalagem aberta. Também é importante não deixar caixas d'água abertas, deixar as calhas desimpedidas, encher vasinhos de planta com areia e colocar o lixo em sacos plásticos devidamente fechados e em locais próprios para isso. Nunca em terrenos baldios.
DENGUE 01
Agora que você já sabe o que é dengue e seus modos de prevenção, o Batom N sempre faz questão de dar uma ajuda pra evitar qualquer tipo de picada. Afinal, você está fazendo a sua parte, mas nunca é garantia de que o seu vizinho também esteja fazendo.
Repelentes, ainda hoje em dia, só são lembrados se for convidado para acampar, tomar banho de rio ou subir alguma pedra na serra. Mas, coloque mais seus olhos em cima desse produto que pode salvar a sua vida. Além disso, pode te livrar de um incômodo que ninguém gosta de sentir.
É claro que, em primeiro lugar, você deve utilizar um repelente de boa qualidade e garantido pelo fabricante e, principalmente, um produto de referência na área dermatológica.
Um repente de alta eficácia, dura até 10 horas no corpo, podendo também ser aplicado na roupa. Até mesmo as crianças a partir de 2 anos podem utilizar o produto por uma linha específica para elas. O Exposis protege contra insetos transmissores da dengue, malária, febre amarela, entre outras, e é altamente recomendado para quem vai visitar ou precisa trabalhar em regiões endêmicas.
DENGUE 02
Retirado do blog Batom.

6 comentários: